quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sétima etapa traz muitas novidades


No último sábado, dia 04 de agosto, tivemos a sétima etapa do campeonato paulista de Formula Vee. Nesta ocasião, 20 pilotos previamente selecionados estrearam o programa de incentivo à categoria, composto de jogo de rodas de liga leve, kit de injeção eletrônica, jogo de freios a disco, pastilhas, óleo lubrificante e o pagamento de 40 litros de álcool, mais o valor da inscrição.




Embora apenas 18 dos escolhidos puderam comparecer (dois carros não ficaram prontos a tempo) as empresas parceiras Ascot e CTC Brasil mantiveram o compromisso assumido com a Formula Vee e bancaram a inscrição de dois carros adicionais que não estavam contemplados com  o programa, fechando assim o grid de 20 carros, o que demonstra a seriedade da categoria.




No total foram 24 inscritos para esta etapa, recorde absoluto da categoria e há muito não visto em corridas de monopostos do Brasil. Para a próxima etapa, dia 25 de agosto, 30 carros são esperados no grid.

A grande expectativa para esta corrida era com relação ao comportamento dos carros equipados com injeção. Como era uma prova de transição, a organização da categoria permitiu a participação também dos carros carburados, ficando a injeção como opcional.

Após os treinos habituais, esta foi a classificação para o grid de largada:

1º - Rodrigo Rosset #19 (Ramazza Seguros) - 2m06s662 (carburado)
2º - Fernando Monis #34 (Monis Racing/TJ Competições) - 2m06s735 (carburado)
3º - Bruno Leme #78 (Alfia Mecânica de Autos) - 2m07s595 (injetado)
4º - Cristiano Vianna #82 (V Racing Team) - 2m07s869 - (injetado)
5º - José Daniel Ebel #32 (TJ Competições) - 2m09s543 (carburado)
6º - Eduardo Moreira #0 (LF Competições) - 2m09s739 (injetado)
7º - Claudio Ceregatti #44 (RF1) - 2m10s127 (carburado)
8º - João Tubino #50 (TJ Competições) - 2m10s386 (carburado)
9º - Glaucio Doreto #89 (TJ Competições/LojasToyo) - 2m10s873 (carburado)
10º - Eduardo Dias #8 (TJ Competições) - 2m11s609 (carburado)
11º - Marco Vale #10 (V Racing Team) - 2m11s891 (injetado)
12º - Marcus Leão #01 (Cervejaria Noi) - 2m12s594 (injetado)
13º - Luis Nenê Finotti #38 (LF Competições) - 2m12s985 (injetado)
14º - Adriano Griecco #25 (Carloviche Motorsport/ Moderfast) - 2m13s507 (injetado)
15º - Arthur Leme #51 (Alfia Mecânica de Autos) - 2m13s511 (injetado)
16º - Ricardo Soares #16 (Alfia Mecânica de Autos) - 2m16s618 (carburado)
17º - Marcelo Chamma #30 (LF Competições) - 2m19s362 (injetado)
18º - Luis Reis Filho #63 (Retifica Race) - 2m21s100 (carburado)
19º - Kenner Garcia #12 (KG Competições) - 2m21s917 (injetado)
20º - Alexandre Chammas #3 (CobeioCar)- 2m25s269 (injetado)
21º - Sergio Silva #27 (Scuderia Dino/ CobeioCar) - 2m.26s194 (injetado)
22º - Marcelo Carloviche (Carloviche Motorsport) - 2m37s397 (injetado)
23o.- Sandro Freitas - # 33 (CobeioCar) - sem tempo (injetado)
24o.- Emmanuel Calonico Jr (TJ Competições) - sem tempo (injetado)

Como foi a prova:

Na largada, Rodrigo Rosset pulou logo à frente, seguido bem de perto por Fernando Monis. Os dois travaram um duelo roda a roda nas cinco voltas iniciais. A partir da sexta volta, Fernando Monis foi ficando mais para trás e tratou de garantir a segunda posição. Apesar do desempenho irregular dos carros com injeção, a corrida não perdeu em emoção.




Logo na segunda volta, houve um salve-se quem puder na segunda perna da curva do Lago envolvendo cinco carros, devido ao um toque na traseira do então líder do campeonato Glaucio Doreto, mas felizmente sem nenhum dano físico ou material considerável. Com isso as posições intermediárias se modificaram, principalmente após as paradas de fortes concorrentes por problemas mecânicos.

Destaque para os avanços de Marcus Leão, Adriano Griecco, Sérgio Silva, Arthur Leme e Luis "Nenê" Finotti, que evoluíram do final do pelotão de largada para brigar por posições no bloco da frente ou intermediário.




Bons duelos também proporcionaram os pilotos Marcus Leão e Eduardo Moreira, Adriano Griecco, Nenê Finotti e Cláudio Ceregatti, José Ebel e Marco Vale. Vale lembrar também a tocada regular de Emmanuel Calonico Jr que, mesmo sem treinar e largando no final do pelotão, conseguiu levar seu carro a um honroso lugar na classificação final.

Classificação final:

1º - Rodrigo Rosset #19 (Ramazza Seguros)
2º - Fernando Monis #34 (Monis Racing/TJ Competições)
3º - Marcus Leão #01 (Cervejaria Noi)
4º - Eduardo Moreira #0 (LF Competições)
5º - Adriano Griecco #25 (Carloviche Motorsport/ Moderfast)
6º - Luis Nenê Finotti #38 (LF Competições)
7º - José Daniel Ebel #32 (TJ Competições)
8º - Marco Vale #10 (V Racing Team)
9º - Claudio Ceregatti #44 (RF1)
10º - Arthur Leme #51 (Alfia Mecânica de Autos)
11º - Sergio Silva #27 (Scuderia Dino/ CobeioCar)
12º - Glaucio Doreto #89 (TJ Competições/LojasToyo)
13º - Emmanuel Calonico Jr #84 (TJ Competições)
14º - Luis Reis Filho #63 (Retifica Race)
15º - Alexandre Chammas #3 (CobeioCar)
16º - João Tubino #50 (TJ Competições)
17º - Kenner Garcia #12 (KG Competições)
18º - Eduardo Dias #8 (TJ Competições)
19º - Cristiano Vianna #82 (V Racing Team)
20º - Marcelo Carloviche #53 (Carloviche Motorsport)
21º - Bruno Leme #78 (Alfia Mecânica de Autos)
22º - Marcelo Chamma #30 (LF Competições)
23º - Sandro Freitas #33 (CobeioCar)
24º - Ricardo Soares #16 (Alfia Mecânica de Autos)




A melhor volta foi de Fernando Monis, com 2m07s597, com média de 121,573 km/h.

Texto de Joaquim Lopes, originalmente publicado no Blog do Mestre Joca.

Nenhum comentário: