domingo, 22 de abril de 2012

Onboard Lucca Paulinelli e Dito Gianetti Jr - acidente na 4a etapa 2012

Durante a quarta etapa do Campeonato Paulista 2012, logo na primeira volta em uma disputa na Junção, o piloto José Eduardo Moreira tenta colocar por dentro do piloto Benedito “Dito” Gianetti Jr, que vai para a parte suja e perde a traseira, acertando (com a roda dianteira) a roda traseira do piloto Lucca Paulinelli.



Apesar da suspensão torta, Dito conseguiu continuar na disputa, fazendo uma bela corrida e chegando em sétimo lugar. Já Lucca teve a suspensão traseira arrancada e não pôde continuar na prova.

Acidente de corrida, nada a comentar.

Gianetti, sempre muito educado (veio prestigiar a Formula Vee em Interlagos, abandonando seus afazeres com proprietário do autódromo de Piracicaba), estava desolado no final por ter tirado Lucca da corrida, mesmo que involuntariamente e sem a menor culpa. Foi acidente de corrida mesmo, mas quem já foi campeão como ele sabe que automobilismo tem as alegrias e tristezas.

Uma observação apenas: os Formula Vee usam eixos de VW na dianteira, peças projetadas para um carro extremamente forte, como os Fuscas, e mesmo a traseira é muito resistente. Por essa razão os Formula Vees aguentam muitas pancadas e encostadas de roda, e isso tem gerado abusos. Mas estamos aprendendo e vai dar tudo certo, vamos correr melhor e de forma mais limpa que os ingleses e australianos, que são nosso benchmark.

Não se pode negar a habilidade e o arrojo de nossos pilotos, a questão agora é apenas canalizar essa habilidade.

Sou muito otimista em relação a isso: a Formula Vee Brazil se orgulha da qualidade de seus pilotos. Corrida após corrida estamos fazendo progressos, seja em termos de desempenho, seja em termos de segurança e nisso temos sido muito ajudados pelo Ernesto Costa de Silva da Fasp.

O briefing dele foi um dos melhores que já vi em décadas de automobilismo. É muito bom contar com uma entidade como a Fasp e seus clubes. Sabe-se que a organização das corridas é feita por gente séria e competente e que falhas nesse aspecto são severamente punidas, como aconteceu recentemente depois dos incidentes da categoria Marcas e Pilotos.

Nenhum comentário: