quarta-feira, 15 de junho de 2011

Respiro do Câmbio

Muitos Formula Vee estão tendo vazamentos nas coifas dos semi-eixos. Isso é falta de ventilação no câmbio, pois os respiros estão localizados atrás e a "ação" ocorre na coroa e pinhão, muito longe do respiro.
Nas fotos abaixo vemos com deve ser feito o respiro, em cima da coroa do cambio. Esse carro é um 550 Spyder bem mais potente e veloz que os Formula Vee e nunca teve problema algum, mesmo usado óleo de hidramático com molykote, isso mesmo, óleo de hidramático, hoje usa óleo 40 para andar na rua com Molykote.
Respiro em cima da coroa.
Outra foto do respiro em cima da coroa

Coifa absolutamente seca.

Coifa absolutamente seca,

A montagem das coifas deve ser feita com todo cuidado podendo-se usar cola de junta ou silicone para motores que aguenta até mais de 200 gráus.

O regulamento não diz onde deve ser o respiro, mas espero que todos façam a modificação para não termos mais problemas e não precisarmos adendar o regulamento tornando obrigatória a medida.

Um mecânico cuidadoso e experiente faz isso sem desmontar o câmbio, basta retirar o óleo, fazer o furo com uma broca com bastante graxa em volta e passar o macho com graxa também. Depois basta encher o câmbio de querosene e deixar funcionar um pouco, esgotar o querosene, injetar ar no buraco feito até sair todo querosene, pode-se usar óleo diesel no lugar do querosene. Depois de esgotado é só colocar o óleo de volta.

3 comentários:

Bongar disse...

ahh... agora se tocaram dos respiros, falei deles para alguns na primeira etapa, mas tem gente teimosa pra caramba... mas aprendem, pena sujar muito a pista o Monia tem um esquema bom para coifas, de corcel cortada parece, bem legal esquema.

roberto zullino disse...

Não somos nós que sujamos a pista, o óleo que sai do cambio é irrisório, dê uma olhada em outras categorias nas fotos que tem por aí, no velocidade online tem um monte, e verá o que é sujar a pista. Só não coloco as fotos para não ficar dedando ninguém.
O pouco que sujamos já está sendo corrigido com o novo respiro. Não precisa de esquema de coifa, pode usar compradas em lojas, coloquei a foto do meu spyder provando isso. As coifas foram montadas em 2000, onze anos atrás.

maninho1967@hotmail.com disse...

Muito interessante estes carros, não os conhecia. Parabéns pelo Hobby. Grande abraço.