segunda-feira, 30 de maio de 2011

TERCEIRA ETAPA EM INTERLAGOS

E no último sábado realizamos a terceira etapa do I Campeonato Paulista de Formula Vee Brazil, com a participação de onze carros dos 14 esperados. Três etapas, três vencedores diferentes. Desta vez, Rodrigo Rosset não deu chance para ninguém. Dominou desde os treinos extra-oficiais de sexta feira, onde marcou o melhor tempo até agora do Naja Formula Vee em Interlagos: 2m8s.891 !

Nos treinos de classificação a disputa pela pole position ficou circunscrita ao Rodrigo Rosset e o Fernando Monis, sendo que o primeiro segurou o melhor tempo até os instantes finais com 2m10s993, quando Monis usou seu melhor conhecimento do circuito para cravar 2m10s128, que lhe garantiu a primeira posição no grid de largada. Depois vieram Rodrigo Bello, Emmanuel Calonico Jr. e Eduardo Moreira, os três separados por pouco mais de um segundo. Mais atrás largariam Cristiano Viana, Ricardo Pereira e Marco Vale.

Finalizando o bloco, vinha o estreante Marcelo Giovanetti da também estreante Scuderia Dino e Lucca Paulinelli, que nem chegaram a virar tempos devido a complicações mecânicas. Ausência sentida foi a do Sandro Freitas, cujo carro não ficou pronto a tempo. Roberto Zullino desta vez não correu, ficando o carro da Formula Vee Brasil Eventos, completamente revisado e refeito, disponibilizado para algum interessado.

O sábado transcorreu frio, úmido e com ocasionais pancadas de chuva fina, o que acarretou muita insegurança nas equipes a respeito do acerto ideal dos seus carros. Problemas mecânicos à parte - Lucca Paulinelli e o estreante Marcelo Giovanetti não largaram - nove carros apresentaram-se para a corrida que desde a largada foi duramente disputada por Rodrigo Rosset e Fernando Monis.

Numa pista bastante suja de óleo e ainda bem úmida, esses dois pilotos protagonizaram uma uma disputa sensacional pela primeira posição por oito voltas. Rosset levava alguma vantagem nas retas e Fernando descontava no miolo, apesar de uma rodada de Monis no Laranjinha logo na primeira volta. Mas por várias vezes eles percorreram roda a roda quase todo o miolo do circuito. prova da qualidade deste combate foi terem virado entre 2m09s e 2m10s, tempos similares às voltas de classificação.


No segundo bloco, um duelo que já vai se tornando tradicional: Rodrigo Bello, Emmanuel Calonico Jr e Cristiano Viana disputavam os postos seguintes, observados a alguma distância por Eduardo Moreira que praticamente fazia sua estréia de maneira discreta, porém nuam tocada eficiente. Marco Vale, apesar de ter andado bem nos treinos, sofria com um renitente problema de motor.

A disputa pela liderança continuou sem trégua até a oitava volta quando o carro de Fernando Monis escorregou no óleo deixado na Curva do Lago e rodou, quando vinha embutido na caixa de câmbio do carro de Rosset. Daí ficou tranquilo para o piloto campineiro administrar a boa vantagem para os demais e garantir uma vitória bem merecida. Foi esta a classificação final:

1o. - Rodrigo Rosset - CHRA Transportes em 26m42s263.
2o. - Fernando Monis - TJ Competições
3o. - Emmanuel Calonico Jr - TJ Competições
4o. - Rodrigo Bello - Nenê Motorsport
5o. - Ricardo Pereira - TJ Competições
6o. - José Moreira - LF Competições
7o. - Cristiano Viana
8o. - Marco Vale

Melhor volta e atual recorde da categoria: Fernando Monis com 2m09s277, média de 116,179 Km/h.

Classificação do Campeonato, após três etapas:

1o. - Fernando Monis - 54 pontos
2o. - Cristiano Viana - 28 pontos
3o. - Rodrigo Rosset - 25 pontos
4o. - Luis Finotti e Rodrigo Belo - 22 pontos
5o. - Emmanuel Calonico Jr. - 20 pontos
6o. - Ricardo Pereira - 18 pontos
7o. - Sandro Freitas - 15 pontos
8o. - Roberto Zullino - 8 pontos
9o. - José Eduardo Moreira - 6 pontos.

Nossa próxima etapa, a quarta, será dia 11 de junho, em Interlagos, quando esperamos contar com mais quatro carros que estão em montagem. Até lá, então....

(fotos reprodução Rodrigo Ruiz)

2 comentários:

sergio luis disse...

retificando... próxima etapa dia 11/06

Mestre Joca disse...

ôpa, corrigido a tempo, Sérgio. obrigado !