quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Terminais de Direção

Um de nossos clientes, o Eduardo do chassis 008, fez um braço de direção inteligente e barato. Usa-se o terminal de Fiat com rosca direita de ambos os lados atarrachado em uma barra de direção de Fusca original com rosca esquerda no terminal. Basta cortar a barra preta e fazer uma rosca direita nela para atarrachar no terminal de Fiat.


Recapitulando: dois terminais de Fiat UNO (verificar que tem um mais grosso que o outro)
dois terminais de Fusca com as barras e ROSCA ESQUERDA no lado do terminal (é mais difícil de encontrar). Cortar a barra do Fusca e fazer uma rosca direita na ponta que atarracha no terminal de Fiat, não mexer no lado do Terminal de Fusca. A barra preta fica dessa maneira com duas roscas, uma esquerda no terminal e uma direita onde se liga ao terminal de Fiat. O custo é irrisório.

Na ponta do terminal do UNO (o que tem bolinha) tem um parafuso que o liga na caixa. Pode-se comprar um parafuso de aço de boa qualidade, serrar a cabeça fora, acertar a rosca e enfiar uma ponta na rosca da caixa e outra ponta na rosca do terminal travando com duas porcas e loctite.

6 comentários:

charles disse...

roberto, isso seria pra se usar caixa de direção de pinhão eo cremalheira? caixa da vw ou da fiat?

roberto zullino disse...

Não, a caixa foi feita especialmente para esse chassis. É feita de um bloco de alumínio usinado. Tem apenas uma volta de batente a batente, a rigor não precisa de volante, pode usar um manche.

roberto zullino disse...

é pinhão e cremalheira.

RAFAEL REGO LIMA disse...

Boa noite Roberto, sou estudante de Engenharia Mecânica e projetista do sistema de direção do fórmula SAE. É possível uma aplicação da caixa da direção? É um bloco de alumínio usinado? Qual o custo?
Obrigado
Rafael

roberto zullino disse...

Rafael,
Essa são informações da empresa que não divulga.
Não tenho idéia de sua aplicação em outro veículo, tem meia volta de cada lado, ficaria duríssima em um carro de rua.
É feita de alumínio billet usinado com a parte interna pinhão e cremalheira de aço e custa uns R$ 1300 reais, mas o fornecedor é proibido de vender porque o projeto não é dele.

roberto zullino disse...

Rafael,
A Formula Vee é formal, é uma empresa. Não tem nada contra colaborar e ajudar as universidades, mas para isso jamais o fará de maneira isolada, tem que existir um convênio muito bem elaborado onde cada um tenha seu papel definido.