quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MOTORES-ALERTA

Temos ouvido muitos palpites sobre a preparação dos motores da Formula Vee Brazil e resolvemos fazer um post de alerta. A formula vee conta com um dos melhores engenheiros de motores VW a ar, por enquanto vamos chamá-lo de Mister M, um dia saberão quem é.

Há pressões por parte de alguns para que os carburadores sejam liberados. Pois bem, não serão nem por decreto e receberão por parte da fiscalização atenção minuciosa na inspeção dos mesmos, notadamente das passagens internas e canetas. Se for necessário serão enviados à fábrica ou a algum instituto como IPT ou Falcão Bauer. No caso de irregularidades graves serão DESTRUÍDOS e devolvidos desta forma, sem prejuízo das punições de praxe ao piloto e equipe, tudo documentado e com todas as despesas de análise pagas pelo piloto,evidentemente no caso de irregularidade.

As medalhinhas 100 e 125 devem estar intactas, é terminantemente proibido substituí-las pelas chamadas canetas. É terminantemente proibido se abrir as passagens internas, desculpas esfarrapadas que compraram o carburador assim não serão aceitas, portanto, as regras do jogo já estão dadas. Tem que ser standard e ponto final.

Carburadores liberados significam que fica muito difícil se aferir se o comando usado é o expecificado da Kombi injetada, tem que se abrir o motor. Com os carburdores standard não adianta bancar o esperto e colocar um comando mais bravo ou de levantamento maior, simplesmnte o cruzamento aumenta, mas não entra "comida" e sem "comida" carro não anda direito, além de esquentar e quebrar o motor.

Preparadores gostam de mexer nos carburadores para aumentar a taxa e usar comandos mais bravos, assim conseguem resfriar os cabeçotes e pistões com mistura rica. Nada contra, mas não aqui.

O aumento de taxa é um dos maiores fatores de aumento de potência, mas para isso precisam enfiar mais álcool para resfriar, o que além de ilegal aumenta a poluição visto que parte sai sem queimar e isso é inaceitável em uma categoria que parte de uma filosofia de sustentabilidade. Essa é uma questão filosófica, portanto não está em discussão, aceita-se apenas.

No caso, com borboletas de 32 mm e venturi de 22 milímetros em carburadores standard a taxa recomendada se situa no intervalo de 10 e 12,5. Recomendamos que se use inicialmente 11 para garantir a vida do motor, pois taxas maiores com a carburação especificada vai superquecê-lo. A taxa é liberada para que facilite as coisas, mas está dado o recado.

Peço aos pilotos que não caiam no canto se sereia, são eles que irão pagar a conta e não queremos isso. A Formula Vee não foi feita para se queimar dinheiro para andar na frente, o que tem que valer é braço.

Este post é um sermão encomendado, tem endereço certo de aviso. Motores fora de série serão objeto de escrutínio e desmontagem completa e o carro também, podem apostar que acharemos alguma irregularidade no carro ou no motor, até que uma das partes desista e não seremos nós, portanto fica a recomendação aos queimadores de dinheiro que vão correr em outros lugares, aqui não.

Peço também a atenção para que sejam colocados radiador ou radiadores de óleo fora da carenagem e de "cara para o vento" e que sejam feitas as caixas de alumínio conforme post anterior de refrigeração.

5 comentários:

Leone disse...

Perfeito...

Carlos disse...

Impressionante. Nem começou e já tem idiota querendo torrar o dinheiro alheio.
Não dêem moleza, distruam mesmo o que estiver fora e fim de papo.

Jovino disse...

Gostei da firmeza. É isto mesmo, não pode mexer, senão vira bagunça.
Jovino

masv disse...

Estou dentro, pois a categoria é séria. Banimento aos pilotos que usam de artifícios mecânicos para ganhar. Corrida ganha-se no braço. Peço aos pilotos levarem a sério pois vai ter muita gente olhando e avaliando nossa categoria nas corridas e devemos ser um exemplo em organização. Lembrem-se que está sendo construída uma categoria para durar muitos anos e teremos orgulho de fazer parte desse início, mas apenas aqueles que lutam pró. Abraço a todos
Marco vale

Ailton disse...

Rapaz, estou impressionando com a clareza e objetividade, parabe´ns p/ todos.
Aconteceu algo semelhante em um campeonato de Kart, ai fizeram a máxima, recolehram todos os motores completos, retificaram, todos nas medidas iguais, carburadores iguais escapes iguais, lacraram tudo com lacres numerados, e antes de cada trieno e prova, sorteavam us KITS, juntamente com pneus, que eram todos iguais, a cada prova, assim houve mta gente chorando mas deu cada disputas, e os verdadeiros talentos forma mostrados, sensacional. Parabéns.