segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Refrigeração

Abaixo um modelo de refrigeração usado nos GACs que correm na Austrália. Como se pode ver é apenas uma caixa de alumínio tampada atrás. O ar entra pela frente e sem saída acaba subindo e refrigerando os cilindros e cabeçotes.

A saídas laterais são para radiadores de óleo, lá eles usam radiadores de câmbios automáticos, aqui podem ser usados trocadores de ar quente internos dos carro ou radiadores especiais vendidos em lojas de preparação. Não acho necessário o uso de dois radiadores pequenos com metros de mangueiras ligando-os, mas quem quiser que os use. Um simples radiador acima da travessa traseira deve dar conta do recado.

Aconselha-se o uso de uma ventoinha ELÉTRICA acima do motor para momentos em que o carro estiver parado e essa ventoinha deve ser desligada tão logo inicie a corrida para não interferir no fluxo. O uso de gerador é livre, mas é interessante no caso de uma rodada se ter energia para dar partida. A bateria é de Honda Fit, a mais leve e adequada ao carro

2 comentários:

vinicruzuk disse...

Zulino, um dado quem sabe ajuda em algo: Ultima vez que estive em Brands tampei um dos radiadores do GAC pra quali, a temp subiu uns 20º do normal.. a temp ambiente tava uns 2º no dia. Dai antes da corrida tampei o outro tb pra ver o que aconteceria, a temp subiu mais uns 20º chegando no limite. Eles normalmente andam a 60º o que to brigando pra mudar, pois eh muito baixo pra esse motor, certo?.
Como te falei os caras usam radiador do cambio dos Astom. Espero que isso ajude em algo.
Abraco.

roberto zullino disse...

Obrigado Vinicius, acho que os caras estão usando radiador demais para o tempo inglês, mas isso você já sabe.
Acredito que apenas um radiador colocado na travessa traseira dê conta do recado.
Se necessário colocaremos dois, um de cada lado de cambios automáticos como os de Aston usados.