sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Forum Interessante para Informações e Peças

Produção dos Formula Vee a todo vapor, 8 chassis prontos e as carenagens sendo feitas.

Recomendamos a todos o http://www.forumfuscabrasil.com/

É preciso se cadastrar e há várias seções falando de fuscas e afins.

Recomendamos o forum Preparação de Motores VW a ar que é moderado pelo Chico Biela que nos ajudou na definição do regulamento da categoria.

A seção compra de peças também é interessante para se conseguir desde motores e câmbios completos até peças como carburadores, geradores etc...

22 comentários:

Jorge Ottolini disse...

Amigo Zullino, já ficou pronto o reguamento?.Grande abraço.

Jorge Ottolini disse...

Caro Zullino, estou adquirindo algumas peças para montar o FVee, e gostaria de saber se a caixa da Kombi nova poderá ser usada.
Grande abraço.

roberto zullino disse...

Jorge,
o meu 550 spyder tem caixa de kombi que é mais reforçada, mas tiveram que fazer uma modificação para colocar as canelas de fusca ao invés de homocinéticas. A mesma coisa para a caixa do Gol que usa homocinéticas, tem que trocar a cartola e colocar os semi-eixos e canelas de fusca ou brasilia.
Aconselho a conversar com um mecânico que entenda disso e saiba inverter a coroa no caso da kombi, no caso do Gol não precisa inverter.
Eu compraria uma caixa de Brasília que vem com 8:33 ou de Itamar que vem com 8:31. Aí é só levar no mecânico e mandar inverter a coroa. A vantagem também de se comprar a caixa de brasília ou fusca é que geralmente já vem a caixa, as bengalas com os semi-eixos e os freios traseiros a tambor. Uma revisão, verificação ou lubrificação de rolamentos, troca de cilindros e lonas e está pronto.
Pelo regulamento sem problemas, pode usar qualquer caixa desde que seja VW a ar.
Uma caixa de kombi ou gol não vale o trabalho, vai ter que arrumar as cartolas, as canelas, semi-eixos, freios, muito trabalho para o mesmo resultado.
Resumindo, o carro é leve e não precisa de nenhum "tour de force", foi projetado para usar mecânica de fusca e brasília que são os mais fáceis de achar e revisar. Caixa de Variant, TL e outros podem ser usados, mas esses carros já são mais antigos e podem estar ruins, mas se achar uma boa pode usar sem problemas.
Outra coisa, a primeira leva são 17 chassis, mais da metade já está vendida, quem quiser é melhor encomendar e pagar para garantir o chassis. Depois da primeira leva que se encontra em finalização de produção será dada prioridade às peças e carenagens, uma nova leva de chassis só lá para fevereiro/março.
O regulamento já está pronto, mas não podemos divulgar antes de termos o aval da Fasp. Podem ir perguntando que eu tento ajudar.

roberto zullino disse...

Jorge,
agora que vi que você quer usar uma caixa de kombi nova com motor refrigerado a água. acho que não pode, pois pelo regulamento tem que ser da linha a ar.
Não conheço essa caixa, deve até ser igual ou parecida, mas a caixa seca que é onde o motor encaixa deve ser diferente ou ter uma flange.
Se as relações forem diferentes da caixa da linha VW a ar piora ainda mais.
Compre uma de brasília ou fusca que faz melhor negócio.

Eduardo disse...

Hoje não tem foto nova ?
Vcs. já definiram os amortecedores traseiros ?
Eles terão que ser originais honda ? (tem um monte igualzinho do paralelo...)
Poderão ser retrabalhados ?
Eu sei que vc "adora" palpites a essas alturas, mas lá vai...não seria melhor adotar algum de moto que tenha regulagens na mola ?
Não mudaria nada em termos de custo, mas daria alguns recursos de regulagem a mais.

roberto zullino disse...

Eduardo,
Tem uma fotinho apenas no Facebook, a da produção de carenagens, nenhuma novidade, agora é apenas trabalho para entregar os carros. Estamos trabalhando para mostrar o carro nos 500 km, não vai andar, mas estará decorado e exposto.
Quanto a regulamento, o mesmo já saiu das minhas mãos, portanto, ficam os de twister mesmo. No carro de teste e no 001 o par que lá está foi comprado no mercado paralelo e desempenhou muito bem, custou R$ 100. Se durante as corridas se mostrar inadequado podemos mudar.
O carro tem regulagem traseira de altura e sempre se pode colocar uma arruela e tensionar mais a mola.

roberto zullino disse...

coloquei a foto da produção no post.

Jorge Ottolini disse...

Obrigado Zul pela explicações. Acho que ficarei mesmo com a Brasilia. Estou tentando fechar os patrocinios da equipe. VC conhece bem como eles são querem ver muitas coisas e na verdade ainda não temos uma categoria temos um projeto, e isto esta pegando um pouco. No Brasil acontecem tantos problemas envolvendo corridas de carro que os patrocinadores tem medo de investir. Já esta bem adiantado a equipe mesmo sem patro. Grande abraço e obrigado.

Eduardo disse...

Zullino,
Ainda sobre suspensão...acho que as barras estabilizadoras não deveriam ser livres, fica uma "brecha" muito grande para gerar custos extras.
O mais prudente seria proibir barras, ou a organização fornecer para venda ou o projeto detalhado para cada um fazer a sua mas com as mesmas especificações para todos.

carretera disse...

Bela foto da fábrica Zullino!
Deve ser bem cheirosa, com toda aquela serragem a perfumar o ambiente. Aqueles bancos à esquerda são de cerejeira ou qual madeira.
Aqui perto da oficina do meu sogro tem uma fábrica de mesas de sinuca e sempre que necessário vou lá buscar serragem para jogar nas poças de óleo que invariavelmente acabam surgindo, depois de trocar uma caixa de satélites de Kombi ou um diferencial de Jeep.
Em se falando em diferencial, para Piracicaba eu optaria pelo 35/8 (4,375:1) deixando o 8/31 para Interlagos.
E sou favorável as barras tb pois muda muito de cambagem tanto a dianteira quanto a traseira.

roberto zullino disse...

Na realidade isso não é fábrica, apenas onde as fibras são feitas e os carro montados. O chassis são feitos no atelier do Chico e transpotados para a madeireira para serem pintados e preparados para entrega.
Barras estabilizadoras são livres, não vamos pensar nisso agora. na minha opinião não farão muita diferença, mas isso só o tempo dirá. Também não é o caso de custo muito alto, pode-se usar uma barra dianteira de fusca presa nas mangas por bieletas, apenas uns bracinhos. A barra é regulada por furos onde as bieletas se encaixam, aumentando ou diminuindo a alavanca. Teoricamente, a suspensão do Dr. Porsche não trabalha bem com barras estabilizadoras, trabalha melhor com barras Z que nada mais são que barras estabilizadoras onde uma ponta é virada para a frente do carro e a outra para trás, ambas as pontas ligadas às mangas por bieletas que se encaixam em furos nas barras dando a regulagem.
No caso, não tivemos tempo de desenvolver isso e esperamos que ao longo do tempo apareçam soluções acessíveis e que poderemos adotar através de um adendo ao regulamento. A prioridade é fazer os carros e iniciar as corridas.
De qualquer forma, espero que todo mundo entenda que a categoria e seus administradores tem como meta os custos reduzidos e isso é cláusula pétrea, soluções caras jamais serão bem vindas e durarão muito pouco.

Guilherme disse...

ALGUMAS PERGUNTAS:
1- A Tração Será Traseira Ou Dianteira?
2- Os Veiculos Serão Limitados à Quantos CV?
3- Todos Os Veiculos Deverão Ser Do Mesmo Fornecedor Ou Poderam Ser Veiculos De Auto-Fabricação?
-----------------------------------
4- Qual o Motor Que Pretendem Utilizar?
5- Quantos Cavalos Já Atingiram?
6- Qual a Velocidade Maxima Já Atingida?
7- Quando Pretendem Realizar a Primeira Corrida?
8- Qual o Preço Do Veiculo Na Sua Melhor Configuraçào?

Espero Respostas! Estou No Aguardo!
Muita Velocidade e Sucesso!
Abraço!

roberto zullino disse...

1-traseira
2-não há limite explícito para a potência, o regulamento impede que o motor seja muito preparado e estima-se que a potência chegue a uns 80 HP dependendo do capricho da preparação.
3- o chassis e a caixa de direção devem ser de fornecedores homologados pela Formula Vee Brasil Ltda. não são permitidos veículos com chassis fabricados pelo interessado.
4-motor boxer 4 cilindros refrigerado a ar, 1600 cc á álcool
5-o protótipo tem 70 HP
6-estima-se que a velocidade em Interlagos atinja mais de 180 km/h
7-corrida de demonstração em janeiro no GP de são paulo, primeira corrida de acordo com o calendário da Fasp, ainda não definido, mas deve começar em março.
8-R$ 15 mil para um carro de ponta e R$ 12 mil para um carro mediano, mas se fecharmos apoios de rodas e pneus e outras peças uma parte disso não sairá do bolso do piloto.

Francisco J.Pellegrino disse...

Tem dia que de noite é .....

carretera disse...

Tem manhã que é mais que um dia:

http://www.veecentre.com/index.php?set_albumName=&option=com_gallery&Itemid=100&include=slideshow.php

regi nat rock disse...

E tem dia que o sol nasce torto e chove só na sua cabeça.
Pelo andar da carruagem, é só sol de verão.
Muito bom...

$ub@ro disse...

Boa tarde tenho algumas perguntas :

1 - o chassis sao feito por vocês ?

2 - qual o valor mínimo de uam carenagem ?

3 - a suspensão e molas sao da twister ?

4 - o Cambio do motor tem que ser do fusca e o freio tambem ?

5 - a suspensao dianteira sao vocês quem fabricam ou é da volks ?

6 - o valor do chassis na versão basica com caixa de direção e os apoios é 3.800 mesmo ?

Jorge Ottolini disse...

Zul, por favor me de as medidas do formula. Grato um abraço.

roberto zullino disse...

1- os chassis são feitos por fornecedores homologados por nós.
2-R$ 2700 conforme já dito
3-amortecedores de molas da twister
4-sim
5-da volks
6- sim
todas essas perguntas podem ser encontradas ao se ler o blog o que recomendamos que seja lido, pois tem muito mais informações.

Jorge,
que medidas? entre eixos, 2,23 m, peso vazio 428 kg, outras medidas são segredo industrial. tem que comprar para saber.

Jorge Ottolini disse...

Não vou fazer o chassis e que estou comprando um caminhão leve da Kia e gostaria de saber o baú que coloco, já que não posso estender muito para tras da cabine.pois se trata de um veiculo para carregar até 2T
Mais mesmo assim muito obrigado.

roberto zullino disse...

O carro não precisa de caminhão, pesa 440 kilos e pode ser carregado por uma carretinha ou por uma pick-up kombi, fica uma parte para fora, mas não tem importância.

Ottolini Motorsport disse...

Obrigado Zull pela dica, mas morando no Rio fica complicado leva-lo de kombi ou carreta, mais valeu pela resposta no outro comentário.
Grande abraço e parabéns. O tesão pela maquina só faz aumentar.