sábado, 11 de setembro de 2010

Chassis 001 no gabarito

Hoje fomos eu e meu filho Felipe até Piracicaba ver o chassis 001 que foi feito com as coisas aprendidas no 000. O 001 já está montado e servindo de modelo para os gabaritos de fabricação dos chassis subsequentes.
Basicamente as diferenças entre os dois é que o 001 tem o Santo Antônio mais alto e o montante da direção também, além de ser um pouco mais largo na altura dos ombros. O Chico fez uma nova caixa de direção de 1 volta e pouco em alumínio billet.

Chassis na mesa com os gabaritos sendo montados.

Suspensão traseira com montagem mais adequada

O banco já foi desenvolvido e colocado no chassis.

Santo Antônio e montante de direção mais altos.

O chassis 000 esperando ser desmontado na madeireira dos Zurks, vai andar em testes e será desmontado com a mecânica passando par ao 001.

Felipe dentro do chassis 000, com 1,88 m e a pedaleira regulada toda para trás ficou muito apertado, o chassis 001 tem melhor ergonomia.


Video do 000 com motorligado


Fotos: arquivo pessoal de Felipe Zullino

6 comentários:

Estevam Cavazin disse...

Como é que é a historia da valvula e do radiador?

Vai ficar show o carrinho, já há estimativas de custos?

roberto zullino disse...

Os motore VW tem uma válvula que impede que o óleo circule pelo radiador enquanto está frio. Essa válvula se localiza à esquerda da tampa do bujão de óleo. É retirada com um chave de fenda grande e contém o bujão, uma mola eum pistãozinho. Ao se trocar o óleo é necessária a desmontagem e limpeza dessa válvula para esgotar o óleo velho de manira completa. Poucos postos de serviço fazem isso, aliás, a grande maioria nem sabe trocar óleo de VW.

Zé Clemente disse...

O caminho escolhido para a definição final do carro foi o melhor. Não tenho dúvidas de que vai sair disso um carro muito interessante mesmo sendo uma proposta totalmente amadora.

Teremos em breve uma categoria de monopostos, revivida dentro de um padrão de definição muito coerente com o contexto.

Parabéns

Maurício Filho disse...

Fantástico.
Continuo acompanhando de perto esse projeto, e realmente, o chassi 001 mostra claras evoluções com relação ao 000.
Parabéns !
Grande abraço.

Estevam Cavazin disse...

Roberto, essa valvula não é a by-pass? Sempre achei que ela fosse para regular a pressão de oleo, quando essa passasse do valor determinado ela abria e o oleo voltava pro carter. Nunca associei a funcão dela com a temperatura.

roberto zullino disse...

é exatamente a válvula by pass, ela regula a pressão de óleo e também impede que o óleo frio circule pelo radiador.