domingo, 8 de agosto de 2010

Carro quase pronto

Eu e o Joaquim estivemos em Piracicaba na oficina do Chico para ver o carro. Agora só falta o motor e andar.
O Chico, Monis e Zurks (são dois irmãos) acertaram o trambulador que ficou muito simples e funcional. Não há razão para se usar cabos.
Discutimos as chapas de refrigeração dos cabeçotes e cilindros fazendo um molde com uma caixa de papelão.
A caixa de direção e os terminais são muito simples e muito bem feitos, a caixa é muito rápida, 1 1/4 de batente a batente.
Na foto, o carro de frente, a posição é muito confortável e a direção é regulável na altura e na distância, a pedaleira também é regulável. Eu tenho 1,82 e 86 kg e logo encontrei a posição ideal, colocamos uma pessoa com 1,87 e bem mais corpulento e também se adaptou fácil. O Francisco Zurk tem 1,71 e achou a posição ideal facilmente apenas regulando a pedaleira.
O Monis resolveu como será o banco, será muito fácil fazê-lo. Basta um saco plástico, pode ser um saco de lixo, dois produtos jogados dentro que reagem formando uma espuma. O piloto senta no saco moldando o banco que fica sob medida.
A cabine de comando, a direção não será essa, poderá ser em forma de manche como nos fórmulas modernos, a caixa permite e se ganha muito espaço. O trambulador é reto tendo uma cruzeta apenas na altura do montante traseiro de suspensão. Funciona perfeito.
Pode-se ver a pedaleira fixada em uma placa que por sua vez é fixada em uma das travessas, coisa muito simples.
Agora é esperar o motor ficar pronto e colocá-lo para andar.
Fotos: arquivo pessoal de Joaquim Lopes Filho, Mestre Joca

40 comentários:

F250GTO disse...

Porca miséria!! É il Commendatore?
O brinquedinho está tomando forma, só falta começar a roncar.
O melhor de tudo, pela discrição, é a simplicidade das soluções, para caixa de direção, pedaleiras, alavanca de cambio e até banco do piloto.
E vamos pra próxima!
Romeu

Cesar Costa disse...

Hummm!!! Eu estou com 96 kg, depois de andar feito um corno numa esteira todos os dias de julho (estava com 100 kg). Acho melhor começar a discutir a questão dos lastros....

roberto zullino disse...

Romeu,
O meu vou pintar de laranja e preto em homenagem ao Chicão Maloqueiro do Blog do Camaro.

roberto zullino disse...

Cesar Costa,
Vai ter peso mínimo de carro+piloto, mas milagre não dá para fazer. Tampe a boca e emagreça.

SALOMA disse...

Não vai não Zuzu...laranja já é meu e com requintes de preto para torna-lo clássico!!
Vamos ao que interessa, e vcs estão fazendo algo bem acessível e seguro de andar. A manutenção tb vai ser de pouco trabalho...enfim, tudo muito simples, como deve ser o conceito dos FVee...abs

Pé de Chumbo disse...

Ô Zullino, essa conversa de sentar em cima do saco me pareceu meio dolorida...

E não dá pra pilotar fumando, né ô, viciado...

Cesar Costa disse...

Ô Pé! Periga Zuzu revirar os olhinhos....

roberto zullino disse...

Saloma,
Pode ficar com as cores do maloqueiro, falei por falar, o meu vai ser verdinho com uma faixa amarela e rodas amarelas, igual à Lotus do Clark.
Pé de Vento,
Quem tem saco de rendido como você não poderá correr, é pra sentar no saco de lixo.
A culpa foi do Joca que tirou a foto, eu deixei de fumar, apenas serrei um cigarrinho e fui pego.

Raphael Soares disse...

Prezado Zullino,

Tem idéia de quando o brinquedinho irá para a pista?

Vão testar em interlagos ou Piracicaba?

O carrinho tá show, galera do Nordeste já acompanha o projeto com MUITO interesse.

http://automobilismobaiano.zip.net

Sds Motorizadas

Raphael Soares
Piloto da Classic Cup
Passat #76 D1B

roberto zullino disse...

Caro Raphael,
O carro deve andar nessa semana em Piracicaba. Depois vemos a programação de testes.

João Cesar Santos disse...

Pé de Chumbo, vc não viu nada. Em Guaporé 2010, o Zuzu pilotava fumando e na reta ainda colocava os óculos para 'perto' para ver os 'relogios'... kakakaka

roberto zullino disse...

Claro que eu colocava os óculos para perto, não ia estragar os brinquedos do Trevisan.
De certa forma, o Trevisan é meio causador do projeto da formulavee. Depois de andarmos no FittiVê, no Kaiman e no FFord do Barichello a vontade de fazer o formulavee aumentou muito, deu para perceber que daria para fazer um carro muito simples, barato, seguro e emocionante.

roger disse...

PQP voces são foda!
Otimo!

Leone disse...

PQP voces são foda! (2)

Leone disse...

Zullino,

Me fale sobre as cambagens.. Elas serão negativas? Quanto? Ou, não ha cambagem? Se sim, sera fácil o manuseio?

Abs.

roberto zullino disse...

Leone,
Se reparar no eixo dianteiro há duas porcas onde os braços inferiores engatam nos tubos. Dentro do tubo inferior não há feixe de mola, somente uma barra de aço com rosca para as porcas. Os braços inferiores não são fixados pelos parafusos allen no feixe de mola, são fixados pela barra de lado a lado.
Colocando-se uma arruela de poliuretano entre o braço e o tubo afasta-se o braço inferior aumentando a cambagem. Simples e fácil de fazer, basta furar os bracinhos para passagem da rosca da barra.
O cáster já está em 7,5 graus, os fuscas normais tem 4,5 graus e o cáster maior melhora muito a suspensão dianteira. Pode-se aumentar o cáster colocando calços, mas a experiência mostra que o ideal é 7,5.
Se será simples o manejo não sei, depende da peça que fica entre o banco e o volante.

Leone disse...

Opa... Essa peça não é "ótema", mas, no cégo tambem não é...

Obrigado Zullino.

Jayme disse...

Ficou muito bom.
Parabéns ao Chico e companhia.
A questão do banco pode ter alternativas interessantes. O banco de kart é uma delas, principalmente para os que já estão acostumados aos mesmos. Fica firme e barato. Mais os cintos que devem deixar a gente bem amarradinho. Agora é partir para o congelamento das spec´s e definir os fittings de fixação de carenagem, extintor, circuito elétrico e de passagem de dutos de freio etc. O custo vai depender muito do detalhamento e soldas destes elementos. Bem como o acabamento geral do carro.
Mais uma vez parabéns......

regi nat rock disse...

Quer dizer que só quem mora na granja é que pode conferir a evolução?
Acordei ranzinza nesta segunda feira gelada na baixada.
nham nham nham... tá chegando perto do convescote.
Ueba!

Leone disse...

Zullino,

É impressão minha ou, o eixo da direção esta um pouco baixo e atrapalhando o pé para o pedal do freio?

Ou é a posição que esta dando esta impressão...

Mestre Joca disse...

Leone,

A caixa de direção foi desenvolvida pelo p´roprio Chico e ficou uma beleza, apenas 1 volta e 3/4 de giro.

A coluna de direção é do Stock Jr. e ficou superdimensionada, vai ser mudada por uma mais leve também.

A caixa vai ser posicionada mais ao centro na sua posição definitiva, assim como será feito um novo suporte da coluna de direção mais à frente do painel para fixação da mesma, com regulagem.

Já definida a posição do trambulador, serão feitos os reforços laterais que faltam à altura dos braços do piloto, bem como mais um reforço que sai da altura do painel e vai até o eixo dianteiro.

Coisa pouca, mas de funadamnetal importância para a integridade e resist~encia do chassi.

Abs.

Leone disse...

Obrigado pela explicação Zullino...
Percebe-se claramente o teu entusiasmo.

Abs.

Mestre Joca disse...

Leone,

No caso quem te respondeu fui eu, Joaquim...

Grande abraço,

roberto zullino disse...

Não adianta Joca, o Leone é dominado pela minha mente, praticamente um zumbi.

Leone disse...

Caramba MESTRE JOCA!!!! rsrsrs

O Zullino tem razão...

Oh caro Sr.Joca, paguei um mico agora, alias, isso não foi um mico e, sim, um KING-KONG. rsrs

Perdão... Mas fica valendo então, pela sua resposta, o mesmo que disse ao Zullino, quanto ao entusiasmo!!!

Um forte abraço.

Anônimo disse...
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roberto zullino disse...

Aqui não se pode postar como anônimo.

Anônimo disse...
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roberto zullino disse...

Outro anônimo limado.

Anônimo disse...
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roberto zullino disse...

anônimo limado de novo.

Zé Clemente disse...

Ficou muito bonito, dá gosto ver.
Vou dar um chute antecipado. Acho que esse volante aí é a medida certa. Vamos ver.

Abraço

Bianchini disse...

Tá ficando bonito... rodas e pneus serão esses mesmos ou se pensa em algo mais "vintage"?

roberto zullino disse...

As rodas e pneus estão dependendo de negociação com fornecedores. O que for mais barato e vantajoso leva.

Marcelo disse...

A pista de Piracicaba que vão "dar uma voltinha" é no ECPA ?

Se tiver como, me avisem o dia e o horário, se der vou lá fazer fotos pra vocês.

e-mail: mfferreira2@uol.com.br

Um Abraço

Marcelo Faé Ferreira

rjrsam disse...

E aí Zullino, alguma novidade?

Estamos em Salvador há mais de 2000km e o blog é a nossa única fonte de informações.

Posta qualquer coisa foto do motor, foto da cx de câmbio, hé, hé...

Cesar Costa disse...

É isso ai Zuzu... Bora trabalhar!!!!

roberto zullino disse...

A caixa e motor são VW standard, tem fotos até demais.
Agora estão terminando o motor para ir para a pista. Estão fazendo outros sistemas como caninhos de freio, embreagem, fiação, isso dá trabalho e demora.
O grande lance do carro é que não passa de um fusca com uma roupa e peso diferentes.

Cabral disse...

Só faltou uma gostosa para completar o cenário de sexo, gasolina e nicotina.

roberto zullino disse...

Cabral,
Fizemos esse carro pensando em você e nos teus semelhantes, engenheiros jovens que já ocupem lugares de destaque na indústria automotiva e que tenham salário de marajá e que reclamaram a vida toda de falta de grana para correr. Agora chegou a hora, seus problemas acabaram.
Prepare uma graninha para comprar o chassis e montar um carro. Quero ver se você vai desempenhar. O Marlboro fica por minha conta.