quinta-feira, 15 de julho de 2010

FORMULA VEE NA RETA FINAL...

Ontem, dia 14 de julho, estivemos em Piracicaba onde está sendo construído o primeiro protótipo do chassi do Fórmula Vee dentro das especificações finais. E o dia mostrou-se bastante produtivo pois junto da equipe comandada pelo Silvio Novembre, pudemos verificar o andamento e qualidade da construção, além de termos definido uma série de pequenas dúvidas que pairavam sobre a finalização do projeto.

É inacreditável a quantidade de pequenos detalhes e problemas que surgem, mesmo num projeto tão simples como este Fórmula Vee. Aí entra a expertise de alguns novos colaboradores de reconhecida experiência e capacidade técnica que junto conosco abraçaram o projeto.

Finalizado o protótipo, virão os testes de pista que definirão (ou não) o acerto das medidas tomadas. Caso haja alguma modificação, o protótipo volta à oficina e pista, e assim será até termos esclarecido todas as dúvidas e chegado ao nível de desempenho que acharmos adequado para o monoposto.

É bom que fique claro qual é o nosso papel nessa história. A nós coube organizar a categoria, conceber e criar o projeto do chassi, acompanhar e orientar o desenvolvimento do protótipo até chegarmos à concepção final e designar os construtores.

Para os interessados em construir seus próprios carros disponibilizaremos o projeto e desenhos em AutoCad, ficando o interessado sujeito à nossa supervisão final e consequente homologação do chassi.

Para quem fizer a opção pelo chassi BÁSICO adquirido dos construtores licenciados é bom que se diga que este contempla somente a treliça principal com as fixações de motor e caixa de câmbio. Neste quesito, seremos intransigentes com os eventuais construtores, não devendo este extrapolar o valor máximo por nós estipulado.

Quanto à carenagem a categoria disponibilizará uma que será padrão, mas não necessariamente obrigatória. Caso o concorrente queira desenvolver uma própria não haverá impedimento, desde que mantida parte inferior lateral do chassi, que pelo projeto será obrigatoriamente de chapa de aluminio e as dimensões máximas permitidas pelo regulamento da categoria.

Demais itens como tanque de combustível (também padrão e disponibilizado pelos construtores), colunas de direção, volante, instrumentos de painel, extintores, caixa de direção, pedaleiras e trambulador etc, esses não fazem parte do KIT BÁSICO e deverão ser encomendados ou comprados à parte de fornecedores que já estão engajados no projeto.

Mas que fique uma coisa clara, nada impede que o interessado faça essas peças adaptando peças do mercado desde que siga as especificações do projeto.

Resta agora a explanação sobre a parte mecânica, que vai ficar para um post mais específico.

(fotos arq. Eduardo Monis)

10 comentários:

ascot disse...

Caro Sr. Gestor da categoria.gostaria de uma reserva do numero carro de corrida. Formula Vee No 97

Obrigado Silvio Novembre

Zé Clemente disse...

precisamos ver como vou acrescentar as modificações finais nos desenhos, no momento estou sobrecarregado de trabalho mas isso terá quer ser feito e vai precisar desmontar o carro, coisa que nem é tão dificil assim

gostei de ver, legal

Jayme disse...

Como o Zullino destacou !!!!!!
Loucos tem imã.
Estamos dentro e não vejo a hora de estar dentro.
Está ficando muito bom pela foto.
Não sei se vai ser o 003, 004, 005.
Só sei que terá o número 93.

Anônimo disse...

SENSACIONAL!!!!!!!

E gostei demais em saber que a categoria será bem aberta ,rigida ,é claro,mas aberta a quem quiser construir seu proprio chassi e carenagem ,que a meu ver não tem ganho algum com a potencia que vai ser usada ,só fica mesmo o gosto do construtor em ver suas formas ganhando vida e se sentindo um Fittipaldi construtor.

E é claro que neste caso a supervisão final será muito importante e bem vinda .

Jonny'O

Mario Estivalet disse...

Tá ficando bom!!!! Gostei!!! Estou começando a ficar com coceira.....

Zé Clemente disse...

Vou começar a divulgar no Face. Criei uma página no Face pro AV.

http://www.facebook.com/pages/Amigos-Velozes/136799789683582?v=wall&ref=sgm

Virgílio Jr disse...

Bom dia, me interessei pela iniciativa. Como faço para entrar em contato com vocês ?

Jayme disse...

Formula Vee Brasil já está no Orkut com comunidade aberta e linkada ao Kart Brasil ( comunidade de kartistas com 13.000 membros.
Estou neste exato momento convocando moderadores:
Um engenheiro mecânico
Um administrador com ênfase em marketing.
Um advogado.
Vamos em frente.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104419542

Virgílio Jr disse...

Boa noite Jayme, sou engenheiro mecânico e gostaria tanto de ajudar no desenvolvimento do projeto, quanto construir um para mim. Teria um email para entrar em contato com você ?
Abraços

Mestre Joca disse...

Virgilio Jr,

É só acompanhar aqui neste blog o desenvolvimento do projeto que você saberá tudo sobre o Formula Vee, até o momento que disponibilizaremos o chassi para encomenda aos construtores licenciados ou para a construção própria.

De qualuqer maneira, informações adicionais podem ser obtidas pelos e-mails;

rzullino@gmail.com

jolofi@gmail.com

Abs.